Seminários Regionais: Pedro Uczai pauta fatores de riscos para a educação pública em tempos de Covid-19

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de maio, os Seminários Regionais de Educação da região do Meio Oeste. Os seminários, realizados de forma virtual, têm como objetivo discutir os impactos da pandemia nas políticas de educação em Santa Catarina. 

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que integra a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que faz parte da organização do evento, participou do seminário, pautando os fatores de riscos para a qualidade da educação pública em tempos de Covid-19 e pós-pandemia. Pedro é graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia e possui mestrado em História do Brasil. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense (Unoesc), onde ocupou cargos de gestão, e atualmente é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó).

Em sua fala, o deputado destacou as decisões políticas que influenciam diretamente na educação e na qualidade de vida dos profissionais. O deputado citou alguns exemplos, como a aprovação da reforma da Previdência, que trouxe uma série de prejuízos aos trabalhadores, a reforma Administrativa, que poderá acabar com o concurso público no país, e a Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos na área da Educação.

“Os riscos externos, às vezes, são mais agressivos e violentos do que o cotidiano de uma sala de aula. Atrelado e agora associado à pandemia, aí sim, afeta a escola, afeta o emocional, afeta o profissional”, afirmou o deputado Pedro Uczai. “O debate tecnológico que se incorpora, numa perspectiva virtual, para nós, professores e professoras da nossa idade, nós temos muitas tensões e conflitos na incorporação de novas formas de se relacionar com as pessoas, com o conteúdo e com as metodologias e técnicas de ensino”, completou.

Para o deputado, o momento que vivemos, “de imprevisibilidade, de insegurança, de indeterminação”, exige também que se projete uma “perspectiva de futuro”. “Dialeticamente, a gente tem que projetar a superação desta condição atual, a superação desta realidade, a superação desta conjuntura atual. É o esforço coletivo, é a articulação coletiva de todos nós que vai promover as mudanças e as transformações”, defendeu o deputado.

Os Seminários Regionais de Educação serão realizados com convidados de outras regiões nas próximas semanas. A participação, no entanto, é aberta a pessoas de todas as regiões. As inscrições são gratuitas e a UFSC emite certificado de participação. 

Mais informações: seminariosregionaissc.ufsc.br.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas