Pedro Uczai participa da Conferência Estadual de Educação do SINTE

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) participou nesta quinta-feira (19) da IV Conferência Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (SINTE) com o tema “Desafios e perspectivas em tempos de golpe”. A  Conferência acontece entre os dias 19 e 20 de julho, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

De acordo com professor Pedro Uczai, membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que palestrou na Conferência, diante dos ataques neoliberais e conservadores que a educação pública vem sofrendo após o Golpe, que afastou a presidente Dilma Rousseff, é preciso debater e traçar estratégias para combater essa política de retrocessos e privatizações do governo Temer.

“Parabéns ao Sinte, precisamos debater os impactos da política do governo Temer e do governo de Santa Catarina, que congelaram por 20 anos os investimentos em educação (PEC 95). A entrega do pré- sal às multinacionais estrangeiras que poderiam salvar a educação com os royalties do petróleo é uma afronta a nossa soberania e o futuro de nossos filhos e netos,” lamentou.

O Secretário de Finanças do Sinte, Diego de Souza, explicou que o objetivo da Conferência é enfrentar o Golpe, debater os impactos da PEC 95, a Base Nacional Comum Curricular que foi implantada sem discussão com a sociedade, a reforma do Ensino Médio, a retirada de direitos dos professores e a situação dos Centros de Educação Profissional (CEDUPs)

Para o deputado Pedro Uczai, só o engajamento dos professores pode parar o retrocesso que a educação vive hoje no Brasil. “É preciso lutar por uma educação pública, da creche até a universidade, com bolsas de estudos, institutos federais, universidades federais e uma rede estadual e municipal de ensino que respeite os profissionais da educação. Essa é nossa utopia! Como professor, compreendo e me solidarizo com os professores,” afirmou Pedro Uczai.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas