Melhorias na formação dos professores – 90 mil bolsas de estudo em 2023

Um grupo de trabalho foi criado pelo Ministério da Educação para propor políticas de melhoria da formação inicial de docentes como resposta aos indicadores de qualidade da educação superior dos cursos de licenciatura, apresentados pelo Inep no dia de ontem, 28 de março.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para enfrentar o desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura nos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou e assinou portaria que institui grupo de trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. Outra medida será a ampliação de 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023, e outras 100 mil em 2024.  

O Deputado Federal Pedro Uczai (PT) participou da cerimônia de apresentação dos indicadores de qualidade da educação superior e mostrou preocupado com a situação atual.

“Precisamos investir em educação, investir nos nossos profissionais que formaram os nossos jovens do nosso futuro, do nosso Brasil. A educação é prioridade.”  Defendeu o deputado.

Grupo de Trabalho – o GT anunciado pelo ministro da Educação visa propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. “Precisamos elaborar uma proposta. Seja ela de indução por parte do MEC, de incentivos, de mudanças curriculares ou de estratégia. Temos que buscar atratividade para os cursos de licenciatura e de pedagogia”, afirmou o ministro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas