“Eu acho que ele é um bobão,” diz ex-senador Requião sobre Deltan Dallagnol

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) entrevistou o ex-governador do Paraná por três oportunidades e senador da República por 16 anos, Roberto Requião (MDB/PR), para o seu canal no You Tube “Professor Pedro Uczai”. O bate-papo foi levado ao ar nas redes sociais nesta segunda-feira, dia 17 de junho. Os dois líderes políticos conversaram sobre o (des) governo de Jair Bolsonaro (PSL), o desmonte de um projeto de país soberano e especialmente sobre os abusos de autoridade de setores do Judiciário a partir do “modus operandi” da Operação Lava Jato. Esse método abusivo foi denunciado pelo jornalista Glenn Ggreenwald do portal The Intercept, que teve acesso à troca de mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol que articularam a perseguição à adversários políticos.

Requião é o autor de uma Lei aprovada no Senado Federal (aguarda votação na Câmara dos Deputados) que visa combater o abuso de autoridade e que ficou conhecida como “Lei Cancellier” em alusão ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier. O ex-reitor se suicidou após ser vítima de abuso de autoridade em um processo que investigava supostas irregularidades na universidade em Florianópolis. Após a “Operação Ouvidos Moucos” a delegada federal Érika Marena não conseguiu produzir provas de que o ex-reitor teria cometido irregularidades na universidade. Porém, a vida pessoal e profissional de Cancellier já havia sido achincalhada publicamente com uma prisão preventiva arbitrária.

“Até hoje a Polícia Federal e o Ministério Público não conseguiram montar uma única acusação que envolvesse o Cancellier. Arbitrariedade absoluta, atravessaram todas as regras do Direito e com isso conseguiram ser promovidos. A Érika (delegada do caso Cancellier, Érika Marena) está lá em Brasília como chefe da Política Federal. É uma coisa absolutamente inexplicável. Eu acho fundamental essa lei do abuso de autoridade, a “Lei Cancellier”, porque ela não se dirige aos juízes e aos promotores, mas à qualquer agente público, qualquer autoridade pública que utilize a sua condição para coagir alguém, para conseguir uma vantagem própria ou para tomar uma atitude que agrida os direitos das pessoas”, disse Requião.

Já sobre a Operação Lava Jato o ex-senador Roberto Requião entende que o grande mentor dos abusos de autoridade e do desmonte de grandes empresas brasileiras em conluio com agentes públicos dos Estados Unidos da América é o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Cidadania do Governo Bolsonaro (PSL), Sergio Moro. “O Deltan Dallagnol eu tenho dele uma visão dele diferente. Eu acho que ele é um bobão, um fundamentalista religioso que não tem ligação com os Estados Unidos e com nada mais. Mas tem essa visão caolha de que ele está combatendo a corrução. E o Moro comandou esse processo. Então, hoje com essas denúncias da The Intercept (…) o importante é o seguinte: as coisas estão aparecendo,” destacou Requião.

Se inscreva no canal no You Tube “Professor Pedro Uczai” e assista a íntegra do bate-papo com Requião (aqui https://youtu.be/JizAqnt6UPA) e ainda receba novos conteúdos todos os dias: youtube.com/professorpedrouczai

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas