Deputado federal Pedro Uczai entrega equipamento de R$ 2,2 milhões ao HRO

Um moderno equipamento, adquirido por cerca de R$ 2,2 milhões, que será utilizado para tratamentos neurológicos, cardiológicos e oncológicos aguarda questões burocráticas na Secretaria Estadual de Saúde para entrar em funcionamento em Chapecó. O aparelho de hemodinâmica foi comprado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO), com recursos repassados pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). O parlamentar foi recebido pela direção do HRO para conhecer as instalações da nova ala do hospital aonde já está instalado o novo equipamento.

 

O HRO, que realiza entre 85% e 90% dos atendimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), é referência em várias especialidades médicas de alta complexidade para uma população de 120 municípios da região oeste catarinense. A nova ala da unidade hospitalar está construída e equipada conta com novos leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), UTI pediátrica, leitos para internação, setor de coronária, salas cirúrgicas, leitos para tratamento intensivo de alta complexidade, oncologia de longa duração, quimioterapia de curta duração e para recuperação pós-cirúrgica.

 

Na reunião o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Rogério Getúlio Delatorre, o diretor técnico do HRO, Sergio Casagrande, e o administrador do HRO, Osmar de Oliveira, relataram a demora do governo estadual em permitir a ocupação prédio para que toda a nova estrutura que dispõe dos mais modernos equipamentos hospitalares possam estar à disposição da população que busca serviços de saúde via SUS. “Precisamos da autorização do governo do estado pra ocupar o prédio e da providência dos recursos financeiros que permitam a gente iniciar a ocupação do espaço e ir definindo ao logo do tempo os valores necessários para manter toda a estrutura,” disso o médico Sergio Casagrande.

 

“Não é possível deixar equipamento de hemodinâmica tão caro e de importância fundamental para salvar vidas sem funcionar. Por exemplo, hoje, infelizmente, todos nós temos um amigo, um familiar, um colega de trabalho, alguém do nosso convívio, que tem uma doença crônica e grave como o câncer. Fiz um grande esforço para viabilizar os recursos aplicados na compra e agora o governo do estado precisa cumprir com a sua responsabilidade e colocar em funcionamento,” cobrou Uczai.  O parlamentar assumiu o compromisso de realizar expedientes na Secretaria Estadual de Saúde e no Ministério da Saúde para ajudar a resolver os impasses e colocar em funcionamento da nova ala do HRO.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas