Vida e Justiça: lideranças criam associação em apoio às vítimas da Covid-19

O deputado federal Pedro Uczai foi o principal articulador da criação da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça. A assembleia de fundação da entidade aconteceu no dia 30, às 19 horas, de modo virtual e contou com a participação de 700 pessoas de todos os estados do país e do Distrito Federal (DF).

O parlamentar catarinense lançou a ideia da Associação Vida e Justiça num pronunciamento durante uma sessão remota da Câmara dos Deputados no dia 23 de Março deste ano e desde então vem mobilizando lideranças políticas e vítimas da Covid19 pra constituírem a entidade que vai abranger todo o país. Além disso, a intenção é motivar a formalização das entidades em nível estadual e municipal.

“Hoje são mais de 420 mil famílias envolvidas diretamente com a morte de um, dois ou até três entes do convívio familiar. Nós acompanhamos essa questão da pandemia há mais de um ano. É um sofrimento e um luto coletivo. Mas eu comecei a me perguntar, será que muitas mortes não poderiam ter sido evitadas? Eu acredito que sim. É preciso apurar responsabilidades dos gestores públicos negligentes e buscar a reparação das vítimas. A Associação Vida e Justiça nasce neste contexto,” destaca Uczai.

Para o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, as possibilidade individuais, diante do tamanho da demanda de uma Associação disposta a amparar as vítimas da Covid19, são muito limitadas. “Nós vamos precisar criar uma sinergia de advogados que estejam dispostos, de defensores públicos, da Ordem dos Advogados do Brasil, para nós nos darmos as mãos e fazer um grande mutirão de atendimento a essas pessoas sem que isso tenho custo para elas porque já estão, por demais, impactadas financeiramente pela pandemia”, destacou.

Já o economista Eduardo Moreira, comparou o ministro da economia Paulo Guedes ao personagem “Mr. Hyde” no que se refere as políticas públicas de enfrentamento à covid19. “Mas eles estão mostrando o lado monstro deles. E cada vez com menos vergonha do seu lado monstro. Cada vez com menos vergonha de não se importar com as mortes. Cada vez com menos vergonha de não se importar com os irmãos e irmãs que passam fome”.

A Associação Vida e Justiça lançou a plataforma digital www.vidaejustica.com.br com as 10 diretrizes da entidade, um espaço para receber relatos em vídeo, texto e fotos sobre a experiência das pessoas com a doença, um espaço para todos que tenham interesse se associarem e um espaço para notícias relacionadas a doença no Brasil e no mundo.

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas