A última edição da TV Pedro Uczai, que foi ao ar na quinta-feira, 28 de maio, recebeu o senador pelo Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates (PT). O senador conversou com o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) no Espaço Entrevista sobre os impactos da privatização da Eletrobras, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado Federal.
O senador Jean-Paul trabalhou na regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula. Foi secretário de Estado de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte. É formado em Direito e Economia, com mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e em economia da energia, pela Escola Superior de Petróleo, Energia e Motores da França.
Para o senador, se for definitivamente aprovada, um futuro governo precisará reverter a privatização da Eletrobras. “Se chegarmos ao governo, a partir de 2022, mais uma vez, nós temos que desfazer esse serviço que está sendo urdido e que foi aprovado pela Câmara numa colcha de retalhos de lobbies diferentes”, afirmou o senador, denunciando que a Medida Provisória (MP) 1031/21 atende a grupos específicos e interesses privados.
O deputado federal Pedro Uczai, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul, reforçou a importância da mobilização da sociedade na luta contra a privatização da Eletrobras. Uma série de ações foram encaminhadas numa grande plenária realizada nesta semana, como reunião com senadores e governadores, intervenções nas redes sociais e ações judiciais para barrar a MP no Senado Federal.
Uma nova plenária online será realizada na próxima terça-feira, 1º de junho, às 10 horas, para ampliar a mobilização. A expectativa é reunir mais de duas mil pessoas. Todos os senadores da República deverão ser convidados para participar e se posicionar sobre a privatização da Eletrobras, além de governadores e entidades nacionais.
Confira a entrevista completa do senador Jean-Paul Prates na TV Pedro Uczai: