Política Nacional de Redução de Agrotóxicos é aprovada em Comissão Especial        

Após semanas de tentativas e impedimentos de parlamentares da Bancada Ruralista, foi aprovado ontem (04) por 18 votos, o texto-base da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA, PL nº 6.670/2016). O deputado Pedro Uczai (PT/SC), sub-relator da PNaRA na Câmara dos Deputados, comemorou a vitória, que, segundo ele, “representa um passo importante para construção de alternativas ao uso desenfreado de agrotóxicos na agricultura brasileira, para a saúde da população e preservação do meio ambiente”.

Segundo Uczai, a aprovação do relatório é resultado do empenho de parlamentares e da sociedade civil para proteger a saúde das pessoas diante do aumento de doenças causadas pelos agrotóxicos, como já comprovou o Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Em SC, de cada 100 pessoas com câncer, 18 são agricultores, os seja, são as primeiras vítimas. Por isso, nossa preocupação em fomentar a produção orgânica e ecológica, pensando na produção saudável e no produto que chega na mesa dos agricultores,” explicou Iczai.

O parlamentar destacou ainda que a votação é simbólica, porque irá provocar governos e agricultores a buscar alternativas. “Incentivamos a redução no uso de agrotóxicos e não o fim, quem utiliza venenos, não será proibido, e aqueles que querem produzir orgânicos, receberão incentivos. Propomos o aumento da produção agroecológica, pois, com mais produtos no mercado, haverá procura, e com isso, o preço dos orgânicos, ainda acima do valor de consumo médio, também baixa no mercado,” finalizou Pedro Uczai. O projeto segue para votação no plenário da Câmara, onde enfrentará uma dura batalha contra a bancada ruralista.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas