O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) participou nesta sexta-feira, 13 de maio, em Lages, da abertura do 10º Seminário Estadual de Agroecologia, que reúne agricultores, técnicos, professores, estudantes e consumidores, articulados por um coletivo de instituições públicas e da sociedade civil que colocam a produção agroecológica no centro de uma estratégia de mudança cultural na nossa relação com a produção e consumo dos alimentos.
Na oportunidade, o deputado Pedro Uczai lembrou que foi o relator adjunto na Comissão Especial que discutiu o PL 6670/16, que propõe a Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos (Pnara). “O Projeto está pronto para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados, mas, lamentavelmente, a força da bancada do veneno dificulta o avanço na direção da redução do uso de agrotóxicos”, lamenta.
Na Câmara, o deputado Pedro Uczai apresentou o PL 6529/19, que pretende instituir o Programa de Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais de Base Agroecológica, com a finalidade de “promover a segurança alimentar, a viabilidade econômica dos produtores e a transição para uma agricultura resiliente à mudança do clima, agronomicamente diversificada, geradora de serviços ambientas e formadora de paisagens integradas no espaço rural-urbano”.
Sistemas agroflorestais são formas de uso ou manejo da terra nas quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e madeireiras) com cultivos agrícolas e a criação de animais, de forma simultânea ou em sequência temporal, e que promovem benefícios econômicos e ecológicos. Essas características permitem a diversificação das atividades econômicas na propriedade, aumentando a lucratividade por unidade de área e minimizando os riscos de perdas de renda por eventos climáticos ou mesmo por condições adversas de mercado.
“A nossa saúde está diretamente relacionada ao que consumimos. Tenho profundo compromisso ético e político com uma mudança na cultura de produção e consumo de alimentos no país”, defende Uczai.