No último sábado, 23 de abril, foi dia de organizar os Comitês Populares de Luta em Santa Catarina. Mais de 200 pessoas se reuniram em Rio do Sul para uma plenária e mais de 60 comitês foram planejados para serem organizados em todas as regiões do estado.
Os Comitês Populares de Luta serão construídos nos locais de trabalho, de moradia, nas comunidades e em todos os locais onde for possível para fazer o debate com a população, mobilizar em torno da solidariedade e das reivindicações do povo brasileiro e eleger representantes da classe trabalhadora. O encontro foi organizado pela CUT-SC e MST, com apoio de outras centrais sindicais, PT, PSOL, PCdoB, movimento estudantil e movimentos sociais do campo e da cidade.
O deputado federal Pedro Uczai participou de plenária e avaliou o cenário econômico, político e social do país, reforçando a importância da atuação dos Comitês Populares para derrotar Bolsonaro “Como produzir consciência política e esperança no povo que não está comendo? Esse é o papel dos Comitês”. Para o parlamentar, é a politização do debate sobre economia que irá derrotar Bolsonaro “É preciso conversar com o povo nos supermercados e postos de gasolina sobre como esse governo piorou a vida dos brasileiros”.
Uczai deu quatro tarefas prioritárias aos militantes para o próximo período: incentivar mais jovens a tirar o título de eleitor até 4 de maio; cada participante da plenária criar, no mínimo, um comitê de luta; tirar um voto de Bolsonaro por dia até a eleição; e atuar na militância digital para combater as fake news e derrotar o bolsonarismo.
A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, finalizou o encontro com esperança para as tarefas deste ano “Depois de ver tantos companheiros dispostos a construir os Comitês, saio desta plenária muito animada para os desafios que teremos esse ano. Este encontro mostrou a força da unidade dos movimentos de Santa Catarina que estarão juntos para acabar com este governo e fazer o povo brasileiro voltar a ter esperança “.