Nesta terça-feira, 15 de junho, o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) participou do evento de abertura da Mobilização Nacional contra os Agrotóxicos e pela Vida, que tem por objetivo dialogar amplamente com a população brasileira sobre os impactos dos agrotóxicos para a saúde humana e do ambiente. A série de encontros acontecerá de forma virtual às terças-feiras, das 10 às 12 horas, com contribuições científicas e das famílias agricultoras e organizações sociais que constroem a agroecologia nos territórios.
O encontro inaugural reuniu parlamentares, entidades e movimentos sociais e trouxe como tema “A realidade dos Agrotóxicos e Transgênicos no Brasil” e abordou o uso de agrotóxicos no cenário nacional e internacional, a partir dos estudos da Professora Dra. Larissa Bombardi. A pesquisadora enfatizou as assimetrias nas relações comerciais entre União Europeia e Mercosul, destacando o lugar de subalternidade em que os países do Sul Global se encontram. Empresas sediadas na Europa, Estados Unidos e China comandam as exportações de agrotóxicos, vendendo produtos já proibidos nos países de origem pelos perigos que representam.
“Quando eu falo em ‘colonialismo molecular’, não é uma mera expressão. Vejam, a gente autoriza no Brasil, como nos outros países do Mercosul, quantidades de resíduo dessas substâncias que, às vezes, são centenas, dezenas de centenas e até milhares de vezes superior ao limite dessas substâncias permitido na União Europeia”, afirmou Bombardi. Desde que se iniciou o governo Bolsonaro, foram liberados mais de mil agrotóxicos, um terço de todos os produtos comercializados no país são proibidos na União Europeia.
O deputado federal Pedro Uczai classificou a iniciativa como fundamental diante do cenário gravíssimo em que o país se encontra. Para o parlamentar, este ciclo de encontros e debates contribui para que a gente perceba o que significa consumir tanto veneno seja pela alimentação, pelo ar ou pela água. “É uma atualidade esse tema, pois nos movimenta por uma outra agricultura, uma outra relação com o meio ambiente e uma relação ética com o ser humano, a que não se pode produzir de qualquer jeito para lucrar”.
Na próxima terça-feira, 22 de junho, o debate será sobre os impactos dos agrotóxicos à saúde ao meio ambiente e se iniciará a partir das 10 horas, no YouTube da Campanha Contra os Agrotóxicos.
*com informações da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida