Pedro Uczai comemora a regulamentação da profissão de historiador

Pedro Uczai comemora a regulamentação da profissão de historiador

Na última quarta-feira (12/08), o Congresso Nacional derrubou o veto 10 do presidente Jair Bolsonaro, o qual era contra a regulamentação da profissão de historiador. Pode-se dizer que foi um dia histórico para os historiadores e historiadoras do Brasil, pois após diversas tentativas de Bolsonaro em boicotar a profissão, ela finalmente será regulamentada. O Projeto de Lei (PLS 368/09) segue agora para a sanção do presidente da república, caso ele se negue assinar a lei, o PL será sancionado pelo presidente do Senado.

A regulamentação da profissão de historiador já havia passado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, porém foi vetado por Bolsonaro. A derrubada do veto 10, representa um marco histórico para os historiadores e historiadoras, que trabalham incansavelmente para preservar a memória de luta e vida do povo brasileiro e do país. 

Para o professor universitário e deputado Federal, Pedro Uczai, votar não ao veto 10, significou votar a favor da  história brasileira.

“Votamos pensando no nosso passado e futuro. Votamos pensando nos nossos historiadores e historiadoras, que trabalham, incansavelmente para preservar os nossos valores culturais, as nossas memórias de vida e luta. Foi um dia histórico! Me orgulho de ser um historiador e ter votado contra o veto 10”,

salientou Uczai.

Na última quinta-feira (06/08), foi realizado nas redes sociais do deputado Pedro Uczai, uma live sobre a regulamentação da profissão de historiador, onde foram debatidos diversos aspectos referente à profissão e ao veto. Ao final da live, a historiadora e preofessora da rede estadual Andréia Signori, consagrou a conversa declamando uma poesia de autoria própria, onde falava sobre as mulheres do oeste de Santa Catarina, esquecidas em meio a cultura conservadora do Brasil. “Elas estavam lá”. Esse recorte, de um texto produzido por uma historiadora, demonstra a importância da regulamentação dessa profissão.

“É preciso valorizar os profissionais da história e da educação. Continuar na luta por mais recurso para essa área, que está em constante ataque por parte de Bolsonaro e cobrar dos governantes mais ações em prol da educação, é o caminho para a construção de uma sociedade justa e sem violência. A nossa próxima batalha é a votação e aprovação do Fundeb no Senado. Seguimos firmes e apostos para as trincheiras da vida”,

afirmou o deputado Pedro Uczai.

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas