Hoje é dia de celebrar a vida, as mudanças, uma história. Chapecó faz 103 anos, e nesse tempo grandes mudanças ocorreram na cidade. Considerada a capital do Oeste catarinense, com aproximadamente 220 mil habitantes, Chapecó é um polo regional de empregos e da educação.
Conforme explica o deputado federal, Pedro Uczai, que já foi prefeito do município entre os anos de 2002 a 2004, Chapecó foi a cidade que o acolheu, a qual ele tem profundo respeito e admiração. “Quando cheguei em Chapecó, ainda nos anos 1970, fui abraçado de forma integral por esta cidade. Eu vim pra cá para estudar no seminário, depois escolhi essa cidade para morar e entrar na vida política. Chapecó é minha casa”, salientou o deputado.
Durante esses anos de caminhada, a capital do oeste catarinense foi escolhida para se tornar uma das principais cidades ligadas a educação. Já são mais de 10 universidades espalhadas pelo município, sendo que três são estaduais e federais.
“A conquista da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para Chapecó, foi um grande passo que conseguimos. Uma luta grande, mas que saímos vitoriosos. Graças a UFFS, diversos estudantes chapecoenses puderam e podem cursar a sua graduação aqui, sem se deslocar para longe. Já aqueles moravam no extremo oeste e que viajavam para outros estados ou cidades mais distantes, agora tem a oportunidade de ficar a poucas horas de casa e ainda estudar em uma universidade Federa. Isso é maravilhoso”, destacou Uczai.
O futuro próspero de Chapecó é o que todos queremos. Educação é um dos caminhos para isso ser concretizado. Viva Chapecó, viva os chapecoenses e aqueles que escolheram essa cidade para chamar de sua. São 103 anos de história, de luta e nós continuamos a celebrar. Feliz aniversário e que venham mais e mais anos!