Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) solicitou alteração nas datas do plantio ainda no mês de agosto
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou a ampliação do calendário de plantio da soja em Santa Catarina. Ainda no início de agosto, o deputado federal Pedro Uczai (PT), esteve com o secretário executivo do MAPA, Márcio Rezende Evaristo Carlos, para debater a Portaria n° 840 de 7 julho de 2023, que institui o vazio sanitário e o calendário de semeadura para a cultura da soja no Brasil, em função do programa nacional de controle da ferrugem asiática.
Atendendo a solicitação do parlamentar, foram anunciadas as novas datas para o plantio em Santa Catarina. De acordo com o anúncio, as regiões oeste, sul e planalto norte catarinenses tiveram o calendário alterado para 120 dias, compreendendo o período de 2 de outubro a 30 de janeiro de 2024, já as demais regiões mantêm o cronograma unificado de 100 dias.
“O calendário de semeadura de apenas 100 dias é um problema para muitos agricultores de Santa Catarina. Pensando nisso, já no começo do mês de agosto solicitamos ao MAPA a revisão desta portaria”, explica o parlamentar. Para Uczai, com a mudança todo o Estado é beneficiado como um todo. “Sem dúvida, com a ampliação do calendário ganha a agricultura e ganha a economia catarinense, sem deixar, é claro, de manter os cuidados necessários no controle da ferrugem asiática da soja”, ressalta.