Encontros serão coordenados pelo deputado federal catarinense Pedro Uczai
Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação completa este ano uma década de existência, chegando ao final de sua vigência. E com o objetivo de reestruturar um novo plano, a Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) da Câmara dos Deputados realizará uma série de seminários para debater e discutir as 20 metas já existentes, a fim de construir e elaborar um novo plano para os próximos dez anos.
O PNE foi criado com o objetivo de alinhar e uniformizar a educação brasileira ao mesmo tempo em que adequa diferentes realidades e contextos escolares. Ou seja, o foco é respeitar a diversidade cultural brasileira, mas também estabelecer parâmetros para educação nacional.
Os encontros irão acontecer no Auditório Freitas Nobre, no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, sempre com início às 14 horas. O primeiro seminário será nesta terça-feira (07) e terá como debate central a universalização da educação básica e o novo PNE, levando em conta as metas 1,2,3 e 4.
Já no dia 04 de junho, o seminário fará uma análise das metas 5, 6, 7 e 8 e debaterá a alfabetização, educação integral, qualidade. No dia 11 de junho, será a vez das metas 9, 10, 11 e 12, tendo como pauta a educação profissional, EJA e o acesso ao ensino superior. O quarto encontro será no dia 18/06, para debater a formação docente: desafios e perspectivas para a educação dentro das metas 13, 14, 15 e 16. E para fechar o ciclo de seminários, no dia 25/06, estará em discussão a valorização, financiamento e gestão democrática na educação pública, bem como os desafios da educação brasileira, fechando as metas 17, 18, 19 e 20.
O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) é o coordenador do Plano Nacional de Educação dentro da Bancada e ressalta a importância destes encontros. “O evento tem como objetivo discutir e aprofundar as temáticas relacionadas às metas estabelecidas no PNE, proporcionando um espaço para reflexão, debate e construção de estratégias para a efetivação das políticas educacionais no país. Desta forma, vamos construir de maneira conjunta e democrática novos planos e metas para a educação brasileira, para que possamos continuar avançando e garantindo para nossas crianças, adolescentes e jovens um ensino de qualidade”, afirma.
Já confirmaram presença neste primeiro seminário: Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC; Alexsandro Santos, diretor Nacional de Políticas Públicas e Diretrizes da Educação Básica do MEC; Maria Malta Campos, Anped/Fundação Carlos Chagas; Wisley Pereira, superintendente do Sesi; Bruno Tovar Falciano, Movimento Interfóruns de Educação Infantil; Alexandre Alves Schneider, pesquisador da FGV; e Jade Beatriz, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).