A segunda edição da Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira realizou nesta terça-feira, 29 de junho, um debate sobre as universidades, institutos federais e cortes orçamentários na Educação. O debate foi mediado pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais. A Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira é uma iniciativa de sete frentes parlamentares ligadas à educação no Congresso Nacional.
Participaram do debate nesta terça-feira Sônia Fernandes, reitora Instituto Federal Catarinense (IFC) e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); José Castro, da coordenação geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra); Carlos Magno, da coordenação geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe); Wellington Duarte, vice-presidente do Proifes – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Os debatedores se posicionaram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que tramita na Câmara dos Deputados e trata da reforma Administrativa e defenderam a reposição do orçamento de 2021 e a implementação de um orçamento justo para 2022. Também se manifestaram em defesa da autonomia universitária e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) como uma política de Estado. O debate encaminhou a inclusão da luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade nas manifestações que ocorrerão em todo o Brasil no dia 3 de julho, sábado, contra o governo Bolsonaro.
O evento é uma iniciativa de sete frentes parlamentares do Congresso Nacional:
- Frente Parlamentar Mista da Educação, coordenada pelo deputado federal Professor Israel Batista
- Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação, coordenada pelo deputado federal Professor Pedro Uczai
- Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, coordenada pelo deputado federal Leo de Brito
- Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, coordenada pela deputada federal Rosa Neide
- Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, coordenada pelo deputado federal Reginaldo Lopes
- Frente Parlamentar em Defesa do Incentivo à Leitura, coordenada pela deputa federal Fernanda Melchionna
- Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo, coordenada pelo deputado federal Leonardo Monteiro
Confira o debate na íntegra: