Deputado Pedro Uczai sai em defesa do sistema público da Eletrobras

Em audiência da Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 11 de maio, o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) se manifestou em defesa da manutenção do sistema público da Eletrobras. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul, Uczai denunciou o ultraliberalismo liderado por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes e fez uma série de questionamentos ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).

O deputado questionou o ministro sobre os impactos da privatização na vida da população brasileira, que será diretamente prejudicada. “Por que privatizar se vai aumentar a energia? Por que privatizar se vai aumentar o monopólio? Por que privatizar se pode manter o papel estratégico de uma empresa estratégica?”, questionou o deputado Pedro Uczai.

Entidades como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) já se manifestaram publicamente apontando que a consequência imediata da privatização do sistema Eletrobras será a conta de luz mais cara para os consumidores residenciais, comerciais e industriais. A projeção da Aneel é de que as contas de luz subam, de imediato, entre 16% a 17% em todo o território nacional.

“A privatização vai destruir, em quatro anos, o Cepel, que é o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Sem pesquisa, qual é o futuro? É justamente a pesquisa, com grandes funcionários e profissionais, que deram a condição de o Brasil virar essa potência energética na área hidrelétrica. [A privatização] vai acabar com o programa Luz Para Todos. A energia é um direito universal e, portanto, tem que ser um direito de todos”, defendeu.

Para o deputado, não há razões técnicas, econômicas ou políticas que justifiquem a privatização do sistema Eletrobras, uma das maiores estatais e mais estratégicas para a soberania do País. Somente no ano de 2019, as empresas estatais federais registraram lucro de 109,1 bilhões. Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES, Eletrobras e Petrobras representam mais de 90% dos ativos totais e do patrimônio líquido das estatais federais.

Confira a manifestação do deputado Pedro Uczai:

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas