O deputado federal Pedro Uczai, que tem 58 anos de idade, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde do Bairro Bela Vista, em Chapecó. O parlamentar foi imunizado por profissionais de saúde com uma dose da vacina Oxford AtraZeneca e disse ter um sentimento “de paz, de alívio, uma sensação extraordinária”.
Uczai gravou um vídeo para as suas redes sociais logo após ser vacinado e lembrou que a política de imunização poderia estar mais avançada se não fosse o atual governo recusar sistematicamente as ofertas de vacinas feitas pelos laboratórios como revelou a CPI da Covid-19 no Senado Federal. “Estou indignado por tantos brasileiros e brasileiras que perderam a vida pela falta de vacina. Indignação porque o presidente da República e outros charlatões distribuíram cloroquina no lugar de vacina.”
Jair Bolsonaro e sua equipe do Ministério da Saúde recusam ofertas de vacinas de praticamente todos os laboratórios internacionais que desenvolveram imunizantes contra aCovid19. Somente a laboratório Pfizer fez contato com autoridades públicas federais e ficou sem nenhum retorno por 81 vezes. Ou ainda a recusa federal por 86 milhões vacinas da Covax Facility no primeiro semestre de 2020 logo nos primeiros meses da pandemia. Foram recusadas mais de 500 milhões de doses dos diferentes laboratórios.
O deputado Pedro Uczai também aproveitou para agradecer os profissionais de saúde pública. “Declaro aqui a minha profunda gratidão e meu mais sincero reconhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que têm dedicado suas vidas a salvar outras pessoas, que atuam diariamente há mais de um ano na linha de frente do combate à pandemia. Contra o negacionismo e o charlatanismo, nós defendemos a vida, a ciência e a saúde pública.”