O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) presidiu nesta terça-feira (07), a Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do movimento “Diretas Já!”. O evento, que foi realizado no Plenário Ulysses Guimarães, tinha como objetivo celebrar a retomada da democracia brasileira diante da ditadura militar.
Para Uczai, o ato reforçou a importância da manutenção do Estado Democrático de Direito, que em um passado muito recente foi novamente colocado em risco. “No ano em o movimento “Diretas Já”, comemora 40 anos, é fundamental reconhecermos e celebrarmos a mobilização do povo brasileiro, que lutou incansavelmente por um Brasil democrático. Para além disso, celebrar esse movimento é uma imensa oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com os valores democráticos e com a luta do povo brasileiro”, destaca.
“Naquele dia 16 de abril de 1984, mais de 1,7 milhão de brasileiros saíram em passeata reivindicando a retomada das eleições diretas e com a pressão popular conseguimos desmontar o regime militar. Não podemos aceitar que jamais isso volte acontecer, precisamos lembrar do que foi a ditadura militar no Brasil para nunca mais vivermos tempos terríveis como aqueles”, salienta Uczai.
Estiveram presentes representantes dos três poderes e também figuras públicas e familiares que fizeram parte do movimento há 40 anos. “Foi um momento de recordar a importância da união do povo brasileiro em defesa dos nossos direitos e da nossa história. Sem dúvida, esta sessão ficará marcada também na memória da Câmara dos Deputados’, afirmou Pedro Uczai.