Audiência Pública vai discutir situação do IFSC em São Lourenço do Oeste

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) vai realizar uma Audiência Pública para debater a situação do Campus Avançado do Instituto Federal de Santa Catarina em São Lourenço do Oeste (IFSC). A escola técnia federal teve a autorização de funcionamento do Ministério da Educação (MEC) condedida em 2015, recebendo os primeiros servidores públicos (técnicos administrativos, professores e gestores) e a realizando a oferta dos primeitos cursos.

Desde que passou a funcionar no município de São Lourenço do Oeste, o Campus Avançado oportunizou a comunidade com mais de quatro mil vagas em cursos técnicos, de qualificação profissional e de pós-graduação gratuitos. Entre os cursos ofertados estão a Especialização em Docência na Educação Profissional, a Especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica e a  Especialização em Tecnologias para a Educação Profissional, além dos cursos de Técnico em Agronegócio, Técnico em Logística e Técnico em Informática para Internet.

A Audiência Pública surgiu a partir de uma conversa entre o reitor do IFSC, Maurício Gariba Junior, e o presidente da CLP, professor e deputado federal Pedro Uczai, para que fosse debatido com a comunidade local as perspectivas de futuro do Campus da escola técnica federal. A ideia é ouvir os atores da sociedade envolvidos sobre a necessidade de transformar o Campus Avançado em autonomo administrativamente (atualmente vinculado ao IFSC – São Miguel do Oeste) e também debater a demanda por cursos de graduação a partir da vocação econômica e social da região.

“Nosso modo de ver o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região passa fundamentalmente pela oferta de cursos técnicos profissionalizantes e de graduação interligado com as potencialidades locais. As escolas técnicas federais são altamente qualificadas e combinam a formação cidadã e o preparo para o mundo do trabalho. É preciso ouvir a comunidade sobre a questão da autonomia do Campus de São Lourenço do Oeste e de plano de expansão com novos cursos,” salientou o presidente da CLP, professor e deputado Pedro Uczai.

Serviço:

O que: Audiência Pública sobre o Campus Avançado do Instituto Federal de Santa Catarina em São Lourenço do Oeste

Quando: Dia 20 de Junho

Horário: 19 horas

Local: Clube Recreativo Araucária – São Lourenço do Oeste – SC

Comissão de Legislação Participativa

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados foi criada em 2001 com o objetivo de facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa. O deputado federal Pedro Uczai foi eleito e preside a CLP desde Abril de 2022.

Através da CLP, a sociedade, por meio de qualquer entidade civil organizada, ONGs, sindicatos, associações, órgãos de classe, apresenta à Câmara dos Deputados suas sugestões legislativas. Essas sugestões vão desde propostas de leis complementares e ordinárias até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Por meio desta Comissão, a Câmara dos Deputados abre à sociedade civil um acesso ao sistema de produção das leis do País, chamando o cidadão a levar diretamente ao Parlamento sua percepção dos problemas e demandas da vida real e cotidiana.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas