A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) vai realizar uma Audiência Pública para debater a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para a região do Extremo Oeste de Santa Catarina. A Universidade criada em 2009, pela Lei N° 12.029, abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, oferecendo mais de 40 cursos de graduação.
A UFFS tem mais de 8 mil alunos em seus seis Campi (Passo Fundo, Cerro Largo e Erechim – Rio Grande do Sul –, Realeza e Laranjeiras do Sul – Paraná – e Chapecó – Santa Catarina). Em média, 90% das vagas na graduação são destinadas a estudantes de escolas públicas. Os números mostram a importância da expansão para o desenvolvimento educacional na região, possibilitando à população novas oportunidades de alavancarem profissionalmente e interagindo com o desenvolvimento regional. O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, confirmou presença na Audiência Pública em São Miguel do Oeste.
“A luta por um Campus da UFFS em São Miguel do Oeste nasceu junto com a implantação da própria universidade em Chapecó. É uma demanda legitima de toda a comundiade do Extremo Oeste. A Audiência Pública vai ser mais um momento de continuidade desta luta na direção da conquista deste tão sonhado Campus,” pontuou o presidente da CLP, professor e deputado Pedro Uczai.
A Audiência Pública acontece na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste nesta segunda-feira, dia 27 de Junho, às 19 horas. A Audiência foi uma solicitação feita à CLP pela comunidade regional e terá a parceria da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), presidida pelo prefeito de Anchieta, Ivan Canci.
Serviço:
O que: Audiência Pública sobre expansão do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em São Miguel do Oeste
Quando: Dia 27 de Junho
Horário: 19 horas
Local: Câmara de Vereadores – São Miguel do Oeste – SC
Comissão de Legislação Participativa
A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados foi criada em 2001 com o objetivo de facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa. O deputado federal Pedro Uczai foi eleito e preside a CLP desde Abril de 2022.
Através da CLP, a sociedade, por meio de qualquer entidade civil organizada, ONGs, sindicatos, associações, órgãos de classe, apresenta à Câmara dos Deputados suas sugestões legislativas. Essas sugestões vão desde propostas de leis complementares e ordinárias até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Por meio desta Comissão, a Câmara dos Deputados abre à sociedade civil um acesso ao sistema de produção das leis do País, chamando o cidadão a levar diretamente ao Parlamento sua percepção dos problemas e demandas da vida real e cotidiana.