Audiência pública debate Sistemas Agroflorestais Agroecológicos

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), que é sub-relator da comissão especial que analisa proposta que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PL 6670/16), propôs a realização de uma audiência pública para tratar sobre os Sistemas AgroflorestaisAgroecológicos (SAFs). A audiência será realizada na Câmara dos Deputados no dia 08 de agosto, das 14h às 18h30.

De acordo com o deputado Pedro Uczai, a audiência pública fornecerá subsídios para formulação de iniciativas em torno da Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNARA) e contará com a participação do agricultor e pesquisador suíço, Ernst Gotsch, criador do conjunto de princípios e técnicas que compõem a Agricultura Sintrópica (sistema de cultivo agroflorestal), entre outros palestrantes.

Para o parlamentar, é importante debater e levantar informações técnicas sobre os sistemas agroflorestais pensando em alternativas para o desenvolvimento sustentável em áreas rurais sem o uso de agrotóxicos. Somado a isso, eles permitem a integração de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas.

“Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, os sistemas agroflorestais reduzem o desmatamento, melhoram o uso da terra através da diversificação de culturas e equilíbrio de produção, e beneficiam os agricultores, pois como estão aliados à produção de alimentos, incrementam a geração de renda das comunidades agrícolas,” explicou Uczai.

A realização da audiência também tem o objetivo de unificar abordagens em torno dos SAFs, visando a construção de políticas públicas e iniciativas legislativas. Além de debater temas como “Agricultura Sintrópica”, também se discutirá políticas de crédito e fomento à produção orgânica e agroecológica no país, com foco na garantia do alimento e saúde. A reunião será transmitida ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias relacionadas