Pedro Uczai reúne lideranças políticas para debater mandato

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) iniciou o seu terceiro mandato parlamentar reunindo lideranças partidárias e dos movimentos sociais e sindicais para ouvir contribuições sobre a sua atuação nos próximos quatro anos. A ideia é cada vez mais aproximar o mandato parlamentar das lideranças nos municípios e regiões ouvindo sugestões a fim de que as ações do mandato estejam em sintonia com os anseios do povo catarinense.

 

Neste final de semana Pedro Uczai realizou quatro encontros regionais: Florianópolis; e Sombrio, Balneário Rincão e Jaguaruna no sul do estado. Nos encontros a parlamentar ainda fez uma avaliação sobre a ofensiva política, econômica, social e cultural da extrema direita que chegou ao poder nas eleições de outubro passado. “No nosso campo progressista todo mundo está percebendo a necessidade de um debate profundo do que fazer neste próximo período”, destacou Uczai.

 

O parlamentar destacou que a principal prioridade do Governo Bolsonaro nestes próximos dois meses é aprovar mudanças das regras de acesso à aposentaria. O ministro da economia, Paulo Guedes, “vazou” para a imprensa na última semana uma minuta elaborada pelo governo que prevê aumentar para 65 anos a idade mínima para solicitar a aposentadoria de homens e mulheres, elevando para 40 anos o tempo de contribuição e propondo o regime de capitalização individual da Previdência.

 

“Desde a Constituição de 1988 se construiu um princípio de que os aposentados atuais são sustentados por quem está trabalhando neste momento. Mas o governo já sinalizou que quer acabar com esse regime e instituir uma forma de capitalização individual, o que vai ser muito danoso para o trabalhador quando ele completar seu ciclo laboral e for buscar a sua aposentadoria,” destacou Uczai.  Ele lembrou ainda que este sistema foi implementado no Chile nos anos 80 e agora, depois de 35 anos, 90% dos trabalhadores que se aposentam recebem menos de um salário mínimo.

 

O cronograma de Plenárias regionais contempla 20 encontros em todas as regiões do estado. As próximas serão em Concórdia, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas