Deputado Pedro Uczai promove sessão solene em Brasília em homenagem aos 50 anos da ACAFE

O deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT) presidiu, nesta terça-feira (03), uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 50 anos do sistema ACAFE. O evento contou com a presença da presidente da associação, Luciane Ceretta, entre outros reitores das universidades comunitárias que fazem parte do sistema, bem como parlamentares e representantes de universidades de outros estados.

A ACAFE é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais comunitárias criadas no Estado de Santa Catarina. Ao todo, são 14 instituições que garantem atualmente acesso ao ensino superior para 142 mil jovens catarinenses.

“As universidades comunitárias nasceram da própria comunidade, do anseio e do desejo das comunidades por leis municipais, que hoje se constituem em universidades públicas comunitárias sem fins lucrativos. Ou seja, tudo o que arrecadam das mensalidades é investido novamente nas instituições. Por isso, essa homenagem aos 50 anos é tão importante para valorizar essas universidades, que facilitam o acesso ao ensino superior dentro do nosso estado, levando cursos principalmente para o interior e democratizando o acesso à educação”, afirma Uczai.

O parlamentar também destaca a lei de sua autoria que garantiu bolsas de graduação para mais de 570 mil catarinenses. “Há 25 anos, criamos a lei do Artigo 170, que permitiu que mais de meio milhão de jovens tivessem a oportunidade de cursar uma graduação com bolsas de até 100%. Isso, sem dúvida, mudou a vida de muita gente e deu a esses estudantes e suas famílias a oportunidade de alcançar o sonho de ter um diploma universitário. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história e desejo vida longa para as nossas universidades comunitárias”, ressalta.

 

Uczai é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias e reafirmou o compromisso de seu mandato com as instituições. “Nossa luta agora é para regulamentar a Lei 12.881/2013, que fui o relator e ainda não foi regulamentada, para que seja constituído, por meio de um decreto presidencial, um mecanismo que garantirá mais parcerias do Governo Federal com as universidades comunitárias de todo o Brasil, melhorando ainda mais os serviços oferecidos por essas instituições”, explica.

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas