Em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) respondeu o senador Jorginho Mello (PL-SC), que sugeriu que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva não viesse a Santa Catarina, pois não seria bem recebido. “É melhor não ir, pra não se incomodar”, disse Jorginho.
O deputado Pedro Uczai iniciou seu vídeo denunciando que o senador incitou ódio e violência contra o ex-presidente e perguntou se ele não respeita a democracia e a liberdade de expressão. “Senador, você não defende a democracia e o Estado Democrático de Direito? Você não defende o direito de a população manifestar as suas posições?”, perguntou o parlamentar.
Em seguida, o deputado Pedro Uczai desafiou Jorginho Mello a comparar, com honestidade, os governos de Lula e Jair Bolsonaro, que recentemente se filiou ao PL, mesmo partido do senador. “Você acha que podemos comparar o que o presidente Lula fez em Santa Catarina e o que o teu presidente Bolsonaro fez?”, questionou. A partir daí, o deutado Pedro Uczai citou uma série de realizações dos governos do PT nas áreas de educação, infraestrutura e habitação.
Comparação
Ao falar de educação, o deputado questionou: “Vamos falar de universidade federal, a segunda depois de 50 anos? Tem a marca do presidente Lula. Vamos falar de Fies, de Prouni? Quantos jovens conseguiram acessar no teu governo? Vamos falar de institutos federais? Nós concluímos 51 campi, de dois institutos federais em Santa Catarina. O seu governo fez quantos? Zero? Vamos comparar”, desafiou.
O parlamentar catarinense ainda lembrou das viagens que Bolsonaro fez a Santa Catarina, todas a passeio, nenhum para entrega de grandes obras para o Estado. “Qual a obra que você participou de inauguração do Bolsonaro aqui em Santa Catarina? Sou deputado federal e estou há três anos esperando ser convidado para alguma inauguração de obra importante de rodovia, ferrovia, porto aeroporto, universidade, instituto federal, Minha Casa Minha Vida. Qual a obra? Teu governo não tem o que mostrar. Por isso, vocês têm que incitar violência e ódio para que o povo de Santa Catarina não perceba o que vocês não estão fazendo e o que o nosso fez”, afirmou Uczai.
Desafio
Ao finalizar o vídeo, o deputado lançou um desafio ao senador Jorginho Mello: comparar os governos de Lula e Bolsonaro, sem mentiras. “Eu gostaria que nessa comparação você fosse honesto e verdadeiro. Senador Jorginho Mello, vamos fazer esse diálogo? Vamos olhar olho no olho e no princípio da verdade”?, desafiou o deputado.
Repercussão
O vídeo do deputado federal Pedro Uczai foi publicado nesta quarta-feira (23) e amplamente compartilhado nas redes sociais. No Facebook, até a manhã desta quinta-feira (24), o vídeo já havia superado a marca de 83 mil visualizações e 3,5 mil compartilhamentos. Foram mais de 150 mil pessoas alcançadas, 3,6 mil comentários e 36 mil engajamentos.