O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) anunciou em suas redes sociais que vai destinar R$ 3 milhões para a Casan construir uma usina de energia solar que vai bombear a água do Rio Uruguai e abastecer o município. A destinação da emenda acontece após audiência em Florianópolis com a presidenta da Casan, Roberta dos Anjos, sobre os problemas enfrentados pela Companhia para o abastecimento de água em Chapecó.
“Depois de implantar o projeto de captação de água do Rio Uruguai, um dos principais custos mensais será a anergia para bombear a água. Portanto, a usina solar vai contribuir para resolver de uma vez por todas o problema da falta de água para a população chapecoense”, afirmou o deputado Pedro Uczai.
Quando esteve à frente da Prefeitura de Chapecó, Pedro Uczai resolveu a principal demanda da época, o saneamento básico. “Renovamos o contrato da Casan e garantimos um investimento da Companhia de R$ 35 milhões para as obras de coleta e tratamento. Hoje, cerca de 50% da cidade é atendida”, garantiu.
Há cerca de 10 anos, no entanto, o problema é o abastecimento de água para a população de Chapecó. Neste último período de estiagem, em fevereiro, quase 30 bairros sofreram racionamento ou desabastecimento de água. “Desde 2012, defendo a captação de água do Rio Uruguai como uma solução para resolver em definitivo o problema do desabastecimento. Precisa viabilizar com urgência esse sistema de captação de água”, defendeu Uczai.