Pedro Uczai propõe comissão externa para acompanhar seca em Santa Catarina

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) e outros parlamentares estão propondo a criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar in loco os efeitos sociais e na oferta de alimentos da seca em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Somente em Santa Catarina, são quase 90 municípios que já decretaram situação de emergência em virtude da estiagem. Nas regiões Oeste e Extremo Oeste, segundo informações da Secretaria Estadual de Agricultura, a falta de chuvas comprometeu até 50% da colheita do milho. A perda total do setor agrícola catarinense com a seca está sendo estimada em R$ 1,5 bilhão. A estiagem e as perdas econômicas derivadas dela vão refletir diretamente negativamente na geração de empregos, no comércio local, nas agroindústrias e no setor de transportes.

De acordo com Pedro Uczai, a criação da Comissão Externa tem por objetivo elaborar um relatório com o diagnóstico da situação e propor um conjunto de ações e políticas públicas para minimizar os impactos socioeconômicos na agricultura e também no abastecimento de água em muitos municípios da região Sul. O deputado denuncia ainda que o presidente Jair Bolsonaro não visitou a região afetada pela seca e mandou para Santa Catarina a sua ministra da agricultura, Tereza Cristina, que não anunciou nada de concreto pra socorrer os agricultores.

Além  de Uczai, o requerimento é assinado pelos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), Bohn Gass (PT-RS), Enio Verri (PT-PR), Henrique Fontana (PT-RS), Marcon (PT-RS), Maria do Rosário (PT-RS), Paulo Pimenta (PT-RS), Zeca Dirceu (PT-PR) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas