Com o objetivo de articular nacionalmente uma grande rede de apoio e solidariedade às vítimas vivas e aos familiares das vítimas fatais da Covid-19, foi criada, em abril de 2021, a Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 — Vida e Justiça. A associação foi criada a partir de uma mobilização do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) com defensores dos direitos humanos, lideranças sociais e políticas.
A Associação Vida e Justiça já conta com mais de 1,2 mil sócios em todo o Brasil. Seções seccionais também já foram criadas em pelo menos dez estados brasileiros. A entidade tem como finalidade promover uma aliança estratégica entre vítimas da Covid, seus familiares e entidades da sociedade civil e movimentos que vêm confrontando a política do governo Bolsonaro na pandemia.
Semana Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19
Entre as principais ações da Associação em 2021, destacou-se a participação de vítimas da Covid-19 na CPI da Pandemia no Senado Federal. Foi graças à articulação da Associação Vida e Justiça que garantiu-se vez e voz às vítimas na CPI. A audiência foi realizada durante a primeira edição da Semana Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, realizada entre os dias 17 e 23 de outubro. O depoimento de vítimas e familiares, como a jovem Giovanna Gomes Mendes da Silva, de 19 anos de idade, emocionou os senadores.
Durante o evento, além de atos solenes, seminários e manifestações, foi realizada uma comissão geral na Câmara dos Deputados sobre políticas públicas em apoio e defesa dos direitos das vítimas da Covid-19, presidida pelo deputado federal Pedro Uczai.