Deputados homenageiam Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira, dia 1º de Dezembro, uma Sessão, chamada de Comissão Geral, para homenagear os 30 anos de uma importante política de saúde pública: a implementação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. O deputado federal Pedro Uczai é um dos autores da homenagem.

As primeiras experiências do programa iniciaram no ano de 1991 pelos estados do Nordeste. Os resultados na saúde preventiva foram muito positivos que a partir de 1994 começou o processo de expansão começou para todos os estados do país. Em todo o Brasil são quase 265 mil Agentes Comunitários de Saúde e cerca de 60 mil Agentes de Combate de Endemias atuando no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esses profissionais carregam em sua gêneses a responsabilidade sanitária de assegurar o acesso à saúde pública como um direito de cidadania e dever do Estado Brasileiro. Os Agentes integrados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) cobrem com visitas domiciliares regulares cobrem cerca de 63% da população brasileira,” destacou Uczai.

Depois de 30 anos da implementação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias temos como resultado a redução da mortalidade infantil e materna, o acompanhamento e monitoramento das pessoas com doenças crônicas, apoio à organização da atenção à saúde primária e a participação ativa nas campanhas de vacinação em todos os municípios brasileiros, além do monitoramento do calendário vacinal das crianças.

“Eles têm como missão ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania. E é importante lembrar também que estes profissionais tiveram papel destacado no enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19,” argumentou o parlamentar.

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas