Dia do Estudante: Pedro Uczai lança cartilha sobre Bolsas de Estudos do Artigo 170

O dia 11 de Agosto, Dia do Estudante, foi especial para o deputado federal Pedro Uczai que escolheu celebrar a data com uma live pelas redes sociais conversando com beneficiados pelas Bolsas do Artigo 170. O parlamentar é o autor da lei que regulamentou a distribuição de bolsas nas universidades comunitárias e privadas no estado de Santa Catarina. A lei está em vigência desde 1.999 e já garantiu mais de 464 mil bolsas, totalizando investimentos na ordem de R$ 1,1 bilhão. Os percentuais de bolsa recebidos pelos estudantes variam entre 25% e 100% do valor da mensalidade.

“Quando eu assumi como deputado estadual encontramos na constituição do estado o Artigo 170. Propomos a regulamentação dele em forma de bolsas de estudos porque tinha um outro parlamentar na época que propôs crédito educativo. Eu defendia que a educação era um direito e ele defendia que a educação era uma mercadoria. Ele dizia que quem tem dinheiro paga e quem não tem fica em casa ou empresta e depois devolve. Eu dizia: não, a educação é um direito de todos,” explicou o parlamentar ao lembrar do ano de 1998 quando articulou a criação das bolsas do Artigo 170 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O parlamentar fez uma conversa pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Twitter) e ouviu as histórias de quatro convidados que durante o período da graduação foram beneficiados com as bolsas: Tatiana Rotta, recebeu bolsa por três anos para se formar em psicologia na Unisul (Palhoça) e atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense – Balneário Camboriú; Misael Carneiro, recebeu bolsa e se formou em Ciências Social na Uniplac (Lages) e é professor da rede pública estadual; Eduardo Martinello, recebeu bolsa e fazem 14 dias que se formou em engenharia ambiental e sanitária pela Unesc (Criciúma); e Jaine Rodrigues, que recebe bolsa pra cursar Jornalismo na Unochapecó (Chapecó) e atualmente preside o Diretório Central dos Estudantes.

“Estou emocionada de falar com o deputado Pedro porque a luta dele fez com que eu realizasse um sonho. O Artigo 170 foi o que me salvou e eu consegui terminar a faculdade. Essa bolsa realizou o sonho da minha família, realizou o meu sonho de cursar psicologia e hoje já fiz especialização, mestrado e doutorado.” relatou Tatiana Rotta. “Eu não sabia que tu eras o autor da lei e descobrindo isso fiquei feliz em estar ao teu lado. A bolsa do Artigo 170 foi muito importante na graduação. Eu recebi ao longo de dois anos e meio a bolsa do Artigo 170, principalmente num período em que estava muito difícil aqui porque sou filho de trabalhadores e a nossa luta é diária”, relatou Eduardo Martinello que se formou há poucos dias.

Ao final de uma hora de bate-papo o deputado Pedro Uczai fez o lançamento de uma cartilha digital com 24 páginas detalhando as formas que os jovens catarinenses têm para acessar e se manter na faculdade. Na cartilha, o parlamentar destaca o impacto importante das bolsas do Artigo 170 ao longo de mais de duas décadas, mas também apresenta aos jovens as formas de ingressarem nas universidades federais (UFFS e UFFS), nos institutos federais (IFC e IFSC), na Udesc ou como acessar as bolsas do Prouni, do Proies e o Financiamento Estudantil (FIES). A cartilha está disponível nas redes sociais do deputado Pedro Uczai.

Confira o lançamento da cartilha:

Compartilhe:

Outras notícias relacionadas