Com o voto favorável do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) e da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, foi aprovado nesta terça-feira, 18 de maio, o Projeto de Lei 827/20, que impede os despejos e remoções durante a pandemia da Covid-19. O projeto, aprovado por 263 votos a 181, suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos, e é válido até o fim de 2021.
Coordenador do Núcleo Agrário da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, o deputado federal Pedro Uczai comemorou a aprovação do projeto. “Foi uma grande vitória dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e dos movimentos que estão na luta por moradia digna”, disse o deputado.
O deputado federal Pedro Uczai atua na luta em defesa da moradia e já se manifestou publicamente contra o despejo na pandemia, que é uma violência ainda mais grave neste momento que vivemos. Em março deste ano, por exemplo, o deputado manifestou seu apoio e solidariedade às famílias indígenas da etnia Deni, ameaçadas de despejo em Joinville e que agora, com a aprovação final do projeto, não poderão ser removidas.
“O projeto ampara aqueles, do campo e da cidade, que mais precisam, os mais vulneráveis, aqueles que lutam para ter um prato de comida e ainda precisam buscar dinheiro para pagar o aluguel. A luta agora precisa ser a aprovação no Senado Federal”, afirmou o deputado Pedro Uczai.